A Cidade

A Cidade

A Estância Hidromineral Caldas do Jorro está situada no Município de Tucano, a 6 km de sua sede e a 256 KM de Salvador da saída da mesma a porta do GRANDE HOTEL SANTO ANTÔNIO, em Caldas do Jorro, com uma altitude de aproximadamente 220 metros em relação ao nível do mar. Com administração própria, esta nomeada por Tucano, da qual é distrito.

A partir de 1948/1949, o local passou a chamar-se Jorro, com a fonte de saúde conhecida como JORRÃO, transformando-se em atração turística. Em 4 de dezembro de 1964 passou à atual Estância Hidromineral de Caldas do Jorro, com cerca de 10.000 habitantes fixos atualmente.

VER Histórico

Lazer:

No Parque das Águas, existem banheiros privativos de água quente para maior comodidade dos turistas e também piscinas, bares, restaurante e camping. Os boxes do Centro de Artesanatos ficam na entrada do Parque, a 50m do estacionamento do Hotel.

Graças ao poder de cura da sua água, Caldas do Jorro tornou-se o maior polo turístico da região. Com uma rede hoteleira bastante diversificada de hotéis, pousadas e pensões, possui hoje mais de 1.000 leitos para abrigar a quem lhes procura. Durante os feriados prolongados tais como Reveillon, Carnaval, Semana Santa, São João, Conhecidos como Feriadões, pelo maior movimento, e 1º de Maio, 7 de Setembro, 12 de Outubro, 02 de Novembro, e 26 de Julho que a festa de padroeiras de cidades próximas, e micaretas (quando esse feriados ficam próximos ao fim de semana) a cidade abriga mais de 5.000 turistas incluindo aí, também as pessoas que ficam hospedadas nas diversas casas de veraneio. Sugerimos reservar com antecedência, para encontrar vagas.

Nas primeiras horas da manhã, antes da refeição no hotel, a grande dica é iniciar o dia com um banho quente estimulante, e logo depois, saborear o delicioso e tradicional mingau de milho, tapioca ou puba, servido na própria praça pelas baianas. Ainda mais clássico, o bode assado já virou até uma atração turística do lugar. Servido com uma simples, tradicional e deliciosa "farofinha de água", feita de uma maneira peculiar, típica da região, muito gostosa, e acompanhado de uma à vinagrete bem temperada, o tira-gosto de bode será uma das mais saborosas recordações desta viagem.

Existem também vários bares e restaurantes ao redor da Praça Ana Oliveira, onde estão as bicas de água termal, e também na espaçosa PRAÇA DE EVENTOS. Nelas você pode deliciar-se com a culinária da região, baseada principalmente no bode e carneiro assados, acompanhados também com a deliciosa e inesquecível "farofa d'água", típica da região, ensopados, carne assada na brasa e buchada, sarapatel e "meninico" ( este efetuado como o sarapatel, sendo que com carneiro, também apresentado muitas vezes em forma de "trouxinha", e não como o suíno, como o sarapatel).

Na Praça de Eventos, funcionam as famosas festas da cidade: Espaçosa, a melhor área de eventos da região, bem estruturada, com banheiros asseados, cercada de boxes onde são oferecidos tira-gostos, agua mineral, refrigerantes e bebidas. Em São João, tradicional festa da cidade, temos além das atrações oferecidas pela prefeitura local, temos o "Caldas Mix" festa particular "de camisa": Ela tem "estourado" sendo considerada por 02 anos seguidos com a melhor festa da região no São João, com a presença maciça dos moradores das cidades vizinhas, e dos turistas frequentadores da cidade e região.

Em Caldas do Jorro encontramos uma variedade de produtos de artesanatos feitos em couro, em fino acabamento (sandálias, cintos, carteiras, bolsas, jaquetas e coletes). Também em madeira (cinzeiros, cestas, enfeites), e sisal (bolsas, tapetes, etc.). Vários de seus produtos são disputadíssimos pelos turistas e até mesmo para revenda nos shoppings de Salvador e Feira de Santana, Rio de Janeiro e em São Paulo.

Opção ainda é a gruta do Buraco do Vento, fica localizada a 7 km da sede do município com belíssimas formações rochosas esculpidas pela própria natureza. A Cachoeira do Inferno, local muito bonito e agradável em épocas com chuvas fortes, e consequente forte corrente formando logo abaixo, fica localizada a 45 km da sede do município. Em período de seca o riacho chega a secar.

No Hotel junto às piscinas temos o agradável salão conhecido como "A Cabana", tradicional sala de eventos, onde é servido o espetacular café da manhã, delicioso, farto, variado, e saudável, típico de fazenda. Nele é possível ler um bom livro, ao marcante fundo musical de agradável seleção, podendo assistir a família se deliciar em um gostoso banho nas piscinas, ao lado do mesmo.

É comum ser ouvido comentários tipo : "Finalmente, isto é que é descansar !".

Sugerimos para quem quer descansar, aproveitar de 2ª a 5ª, quando o movimento é muito menor, com a Fonte de Saúde tranquila, assim como o comércio de artesanatos, bares e restaurantes, com produtos regionais, e ainda gozarão um desconto de 20%. Portanto, de 2a a 5a é uma excelente oportunidade para ser aproveitada.

Localização

Bem localizada, a Estância Hidromineral de Caldas do Jorro está a cerca de 256 km de Salvador, próxima dos Estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco (em estradas asfaltadas), e à margem da BR 116. A distância das principais cidades que fica ao seu redor é a seguinte:

Feira de Santana = 150km # # # Serrinha = 80km # # # Aracy = 45km # # # Aracajú = 234km # # # Paulo Afonso = 223km # # # Euclides da Cunha = 68km # # # Ribeira do Pombal = 42km # # # Alagoinhas = 210km.

Acesse em Como Chegar, e veja em Rotas, com links diretos com para o Google Maps